Receba uma carteira sugerida

Todas as informações digitadas são sigilosas e de uso exclusivo da RP Capital.

Voltar

Nenhuma comparação é tão adequada para um fundo de investimento quanto com um condomínio. Os investidores nada mais são que condôminos que dividem as despesas com a administração do patrimônio para garantir sua valorização. Ao invés de ser dono de um apartamento ou casa do condomínio, cada investidor detém cotas de um fundo que investe em títulos ou valores mobiliários. O gestor tem responsabilidades parecidas com a do síndico. É ele quem vai contratar os profissionais que darão suporte ao fundo e decidir onde colocar o dinheiro dos condôminos baseado em um estatuto – regulamento-. Assim como nas reuniões de condomínio, as mudanças de estatuto precisarão ser discutidas em assembleias de cotistas – que também costumam ter quórum baixo e, vez por outra, algum arranca-rabo.

As vantagens dos fundos também são as mesmas dos condomínios. Investir o próprio dinheiro é uma prática que demanda tempo, experiência e conhecimento do mercado financeiro. Para quem não tem nada disso, a melhor opção é contratar alguém capaz de realizar o trabalho – e ratear as despesas com outras pessoas com interesses semelhantes. Se por um lado o morador de um apartamento dispõe de benefícios como academia e área de lazer por dividir os custos de construção e conservação com seus vizinhos, um fundo garante ao pequeno investidor acesso a ativos mais caros que sozinho ele não conseguiria comprar. Tudo isso explica a popularidade dos fundos de investimento no país, uma indústria que administra nada menos do que 1,5 trilhão de reais.
Recentemente, com a queda das taxas de juros, presenciamos no Brasil um movimento muito intenso de captação para a classe de multimercado e posteriormente para fundos de ações. Veja o gráfico abaixo, realizado em Abril de 2018 com base no fechamento de Março:


 Em Março, a sinalização do comunicado do Banco Central de que poderá realizar uma redução adicional da Meta da Taxa Selic na reunião de maio deverá acirrar a busca por   maior rentabilidade, aumentando a diversificação dos investimentos para ativos de maior exposição ao risco e de prazos mais longos. Nos últimos seis meses, houve uma transferência de recursos para os fundos multimercados e de ações em detrimento dos fundos de renda fixa, decorrente sobretudo do comportamento do investidor do varejo. Desde outubro/17, os fundos Multimercados e Ações já captaram juntos R$ 88,0 bilhões contra uma saída de R$ 25,1 bilhões dos fundos de renda fixa.  

Ao todo, o mercado de fundos de investimento hoje gerencia mais de 4 trilhões de reais !
Veja tabela abaixo:

Clique aqui e veja a seleção dos melhores fundos de investimento na plataforma da XP:

Veja Mais
 

+3000 CLIENTES

investindo conosco

+1 BILHÃO

sob nossa responsabilidade

+12 ANOS

no mercado nacional

Onde estamos

Avenida José Adolfo Bianco Molina, N°: 2094, Jardim Canadá, Ribeirão Preto-SP, CEP : 14024-210
Trace uma rota

Fale Conosco

+55 (16) 3516-7500

Ouvidoria XPI

0800-722-3710

E-mail

contato@rpcapital.com.br

A RP Capital segue padrões, normas e códigos de conduta reconhecidos internacionalmente no setor de assessoria de investimentos, promovendo credibilidade ao trabalho desempenhando.

Abra sua conta