Receba uma carteira sugerida

Todas as informações digitadas são sigilosas e de uso exclusivo da RP Capital.

Voltar

Antes de explicar os diferentes tipos de investimento em RENDA FIXA, julgamos importante ressaltar os índices de referência desse mercado. Entre os principais deles, temos: SELIC, CDI e IPCA.


?    SELIC
A taxa de juros SELIC é obtida a partir da média ponderada dos juros praticados nas operações de empréstimos, entre bancos, que são lastreadas em títulos públicos e têm um dia útil de prazo. É calculada e divulgada diariamente pelo SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Diariamente, as instituições financeiras fazem o gerenciamento do caixa para que honrem seus compromissos. Os bancos que possuem um saldo positivo de caixa (captaram mais) emprestam dinheiro por 1 dia para os bancos que apresentam saldo negativo de caixa (emprestaram mais), em contrapartida recebem títulos públicos como garantia. Essa operação é conhecida como fechamento de caixa. Muitos investidores acreditam que o COPOM¹ (Comitê de Política Monetária) dita a taxa SELIC, todavia o Comitê determina a meta para a taxa SELIC. A taxa SELIC META é o principal instrumento adotado pelo Banco Central para conduzir a política econômica e controlar a inflação. No gráfico abaixo, pode-se ver que o comportamento da taxa SELIC é semelhante ao comportamento taxa SELIC META. A função do Banco Central é fazer, através do controle da liquidez do mercado, com que a SELIC seja o mais próximo possível da SELIC META.
De 2002 até hoje, temos:

Fonte: RP Capital e BC.

 

?    CDI
A taxa CDI é obtida a partir da média ponderada dos juros praticados nas operações de empréstimos entre bancos para o prazo de um dia. Os bancos tomadores de recursos (saldo negativo em caixa no final do dia) emitem o Certificado de Depósitos Interbancário (CDI) para os bancos doadores, ou seja, o CDI além de uma taxa de juros é também uma forma de captação bancária sem a necessidade de lastro em títulos públicos como no caso da SELIC. A taxa de juros CDI, também conhecida como DI-OVER ou simplesmente DI, é calculada diariamente pela CETIP como a taxa média ponderada praticada em CDIs de um dia útil de prazo. O DI é divulgado, na forma anualizada, no site da CETIP após o fechamento do mercado.


 
?    IPCA
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado e divulgado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de expor, para a população, a variação dos preços ocorrida no comércio. O período de coleta de preços para o cálculo do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, com prestadores de serviços, em domicílios e concessionárias de serviços públicos. Os preços coletados são os efetivamente cobrados ao consumidor para pagamentos à vista. Os produtos e serviços, cujos preços são coletados, são divididos em nove categorias. 
A cada categoria associa-se um peso que pode variar, no tempo, a critério do IBGE através de revisões periódicas. 
As nove categorias são: 
• Alimentação e bebidas; • Artigos de residência; • Comunicação; • Despesas pessoais; • Educação; • Habitação; • Saúde e cuidados pessoais; • Transportes • Vestuário; 
Os preços são monitorados pelo IBGE nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Portanto, o IPCA reflete mensalmente a variação do custo de vida de famílias residentes nas regiões supracitadas. O IPCA é o índice oficial da inflação do país, por isso é utilizado para avaliar o cumprimento da meta para a inflação determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
 

Fonte: RP Capital e BC.

+3000 CLIENTES

investindo conosco

+1 BILHÃO

sob nossa responsabilidade

+12 ANOS

no mercado nacional

Onde estamos

Avenida José Adolfo Bianco Molina, N°: 2094, Jardim Canadá, Ribeirão Preto-SP, CEP : 14024-210
Trace uma rota

Fale Conosco

+55 (16) 3516-7500

Ouvidoria XPI

0800-722-3710

E-mail

contato@rpcapital.com.br

A RP Capital segue padrões, normas e códigos de conduta reconhecidos internacionalmente no setor de assessoria de investimentos, promovendo credibilidade ao trabalho desempenhando.

Abra sua conta