CONEXÃO GLOBAL: Vacinação vs. desempenho setorial

Neste relatório trazemos alguns gráficos que buscam mostrar o impacto da vacinação nos diversos setores da economia. Optamos por utilizar a classificação setorial da MSCI, conhecida como GICS (Global Industry Classification Standard) para quesito de simplificação.

Ainda de acordo com a MSCI, os setores são divididos em:

1) Cíclicos: financeiro, consumo discricionário, tecnologia, imobiliário, comunicação e industrial. Estes seriam os grupos que dependem mais de crescimento econômico para obter um desempenho superior.

2) Defensivos: Saúde, bens de consumo, utilidades públicas e óleo e gás. Estes seriam os grupos que possuem uma demanda menos afetada pelo crescimento econômico.

Durante a pandemia do COVID-19, a linha que separava os Cíclicos dos Defensivos ficou menos clara. Diferente de outras crises, o coronavírus foi responsável por alterar drasticamente a demanda por certos produtos ao tornar o isolamento social uma norma. Empresas relacionadas à tecnologia e inovação, por exemplo, passaram a ser vistas como “defensivas”, uma vez que o mundo se viu forçado a migrar para o digital

Além das empresas de tecnologia, houveram também outras empresas que ganharam espaço durante a crise, como companhias de streaming de filmes e séries (Netflix, por exemplo), de delivery e até mesmo de produtos esportivos, como a Peloton, que é focada nos exercícios feitos em casa.

No entanto, já observamos, ao redor do mundo, países em diferentes estágios de vacinação. Nos EUA, por exemplo, os índices de isolamento social continuam caindo e, na China, já estão próximos de zero. A vacinação em massa pode resultar na recuperação dos setores mais afetados e, por meio deste levantamento de dados, buscamos entender melhor os possíveis impactos da imunização em massa nos diferentes segmentos da economia.

Observando os gráficos, alguns pontos importantes:

► Entre os cíclicos, o desempenho dos setores financeiro, consumo discricionário, tecnologia e materiais básicos tende a ser superior em países com estágio mais avançado de vacinação.

► Entre os defensivos, é menos claro o impacto da imunização no desempenho. Poderia se esperar que empresas de óleo e gás desempenhassem melhor por conta da recuperação na demanda, mas a performance parece ser independente do ritmo de vacinação de cada país.

► EUA: Desempenho acima da média na maioria dos setores pode ser parcialmente explicado pela imunização em massa, que melhora as perspectivas de crescimento econômico do país.

► Setores cíclicos no Brasil, principalmente financeiro, consumo discricionário e imobiliário podem ser beneficiados pelo aumento do nº de doses aplicadas.

Obs.: A vacinação é apenas um dos inúmeros fatores que impactam o desempenho dos mercados. Correlação não implica causalidade, mas acreditamos que há lógica ao considerar que o aumento da imunização pode resultar em reabertura, crescimento econômico e, consequentemente, no desempenho de setores específicos do mercado.

Setores Cíclicos

Mais sensíveis ao crescimento econômico.

Setores Defensivos

Menos sensíveis ao crescimento econômico.

Fonte: OurWorldInData, Johns Hopkins University, World Bank, United States Census Bureau, Bloomberg, XP
Desempenho em moeda local entre 31/12/2020 e 26/04/2021.

fonte: xpinvestimentos

Cadastre e receba conteúdos de qualidade!
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade