Segurança, rentabilidade ou liquidez: os três pilares dos investimentos

Em 2023, a estratégia de investimentos ainda se baseia nos três pilares fundamentais: segurança, rentabilidade e liquidez. Esses elementos são essenciais ao tomar decisões financeiras inteligentes. No entanto, é importante compreender que eles operam em uma relação inversamente proporcional. Quando um investimento promete altos retornos e alta liquidez com baixo risco, é hora de ficar alerta, pois geralmente essa combinação não é encontrada no mercado.

Os investimentos seguros e líquidos, como o Tesouro Selic, podem não oferecer rendimentos tão altos quanto investimentos mais arriscados durante períodos de expansão econômica. Por outro lado, prazos mais longos geralmente resultam em maiores retornos. Portanto, a chave está na diversificação da sua carteira de investimentos, equilibrando esses três pilares.

Crie uma carteira diversificada que combine diferentes ativos para atender aos seus objetivos financeiros e às suas possibilidades. Se você tem um horizonte de investimento mais longo, pode se permitir investir em opções com maior rentabilidade e menor liquidez. Por outro lado, se estiver construindo sua reserva de emergência, a segurança e a liquidez são essenciais, mesmo para investidores com maior tolerância ao risco.

Independentemente de suas metas, sempre é aconselhável buscar orientação de uma assessoria financeira. A assessoria irá ajudá-lo a criar um planejamento financeiro sólido e direcioná-lo para as opções de investimento que se adequam ao seu perfil e metas. Estamos aqui para auxiliá-lo no caminho para o sucesso financeiro!

Cadastre e receba conteúdos de qualidade!
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade