Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro

Varejo: O que a EXPERT nos disse que pode impactar o varejo brasileiro

Nós trazemos um breve resumo dos principais temas discutidos na EXPERT que tem uma leitura para o setor de varejo: i) a perspectiva macro/política; ii) transformação digital; e iii) perspectiva da vacinação no Brasil e no exterior. De modo geral, as mensagens trazidas no evento estão em linha com a nossa visão de uma recuperação sequencial nas vendas do varejo frente à aceleração da vacinação, mas com o cenário macro/político sendo um risco para a confiança do consumidor. Nós mantemos Arezzo, Vivara e Assaí como nossas preferências no setor.

Perspectiva macro/política a ser monitorada de perto. A EXPERT XP 2021 trouxe diversos painéis macro e políticos com figuras públicas importantes (como o Ministro da Economia Paulo Guedes, o presidente do STF Ministro Luis Fux, o Presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira) com responsabilidade fiscal sendo um tema central das discussões. As declarações dadas durante o evento ajudaram a reduzir preocupações com o cenário macro do Brasil, uma vez que a preocupação com o teto de gastos foi reforçada. Entretanto, o cenário eleitoral para 2022 segue incerto e parece bastante polarizado, apesar de uma terceira via ainda ser uma possibilidade.

Transformação digital deve seguir como foco. Scott Galloway destacou a relevância da Amazon para o varejo americano e o seu desafio em continuar crescendo. Nesse sentido, ele nota que eles podem disruptar o segmento de saúde com sua entrada recente na categoria. Além disso, ele mencionou que, apesar da TV gratuita ainda dominar no Brasil, propaganda online tem ganhado participação. Em outro painel, destacou-se a importância da cultura digital, com a companhia tendo que primeiro ser digital (em termos de processos e cultura) para depois se digitalizar (as operações). Finalmente, o painel sobre inteligência artificial mostrou como a análise de dados pode ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores e ajustarem seus produtos de acordo a eles. No entanto, pessoas continuam sendo um ativo crucial a ser investido.

Vacinação está acelerando. A EXPERT também teve um painel com o Ministro de Saúde com uma mensagem positiva dado que a vacinação está evoluindo conforme esperado enquanto ele vê o sistema de saúde brasileiro melhor preparado em relação à identificação/testagem de Covid e também estrutura hospitalar. Houve também um painel sobre a perspectiva de vacinação global com o presidente da Aliança Global para Vacinas onde ele destacou que a desigualdade econômica é um desafio para o controle do Covid globalmente uma vez que os países menos desenvolvimentos possuem em torno de 2,15% da sua população vacinada vs. ~60% em países mais desenvolvidos. Essa disparidade é principalmente atribuída a problemas políticos e de abastecimento/distribuição.

Mantemos Arezzo, Vivara e Assaí como nossas preferências. Nós continuamos a preferir exposição a empresas de qualidade com um sólido histórico de execução e forte posicionamento. Apesar da incerteza macro ser um desafio para papéis do setor de consumo discricionário/ecommerce, nós acreditamos que empresas focadas em classes mais altas oferecem uma maior resiliência. Dessa forma, nós mantemos Arezzo, Vivara e Assaí como nossas preferências no setor.

Tabela de múltiplos

Fonte: XP.